quinta-feira, 7 de junho de 2012

Arroz Soltinho

créditos da imagem: site da sadia

O arroz é comprovadamente um dos alimentos mais consumidos no mundo... praticamente todas as culturas tem esse cereal em sua culinária.
O arroz é importante fonte de carboidrato para uma alimentação balanceada. No Brasil ele é consumido principalmente  acompanhado de feijão.
Ele combina com praticamente tudo na culinária e é um prato relativamente simples de se fazer... apesar de ter os seus segredinhos.
Eu queimei muito arroz até acertar.... e descobri errando que, sem paciência, não fazemos um arroz soltinho...
Bom então vamos a receita, vou postar os ingredientes para 2 xic de arroz cru... é melhor começar fazendo pequenas porções, a hora que adquirir a prática pode aumentar...

A proporção para o arroz será sempre a mesma 1 medida de arroz (xicara, copo, lata...) e 2 medidas iguais de água.


Ingredientes
2 colheres de sopa de óleo de milho
2 medidas de arroz cru (eu uso xícara)
1/2 cebola picadinha ( como aqui tem gente que não curte cebola eu uso a dita em pó - 1 colher de café)
1 dente de alho amassadinho
sal a gosto (mais ou menos 1 colher de sopa - coloque experimente a água e se achar necessário aumente a quantidade)
2 1/2 medidas(a mesma usada para o arroz) de agua fervente.

1º passo: Lavar o arroz... apesar de alguns fabricantes dizerem em suas embalagens que não é necessário, eu prefiro lavar, dá diferença SIM no sabor depois de pronto...
Coloque o arroz em uma escorredor de arroz, cubra com agua e de uma esfregadinha nos grãos com as mãos. Você vai perceber que a agua irá ficar esbranquiçada. Coe a agua, deixe o arroz escorrer um pouquinho e pronto, é só usar.
Se vc Não tiver escorredor de arroz (como eu) faça o processo em uma tigela e depois escorra numa peneira grande...

2º passo: em uma panela de fundo grosso, coloque o óleo* , a cebola e refogue até ela ficar transparente. Coloque agora o alho (não ponha tudo junto pois o alho cozinha mais rápido do que a cebola e ele irá queimar... e gosto de alho queimado ninguém merece), refogue um pouquinho e junte o arroz lavado, o sal e refogue, mexendo sempre por uns 4 a 5 minutos, ou até ele ficar sequinho.
Nesse início é importante que você trabalhe com o fogo baixo, depois com a prática pode-se aumentar o fogo. Seguindo essa dica, a chance de vc queimar o seu arroz é bem menor.

*a quantidade de óleo mencionada na receita é apenas para se ter uma noção... tentem não ser muito rigorosos com as medidas. Geralmente eu viro o litro do óleo sobre a panela e conto até 2 - isso que chamamos de fio de óleo ou fio de azeite. É a quantidade suficiente para lambuzar o fundo da panela e vc fritar os temperos.


3º passo: coloque a água fervente no arroz, mexa, prove o sal, se necessário coloque mais um pouco, abaixe o fogo e tampe a panela, deixando somente um pedacinho descoberto.
Importante nesse passo, não colocar toda a água, deixe um pouquinho ... a quantidade certa de água é para cobrir o arroz , fica menos de 1/2 cm acima dele.
Cozinhe o arroz até que a água seque ( por volta de 20 minutos). Mas não descuide do arroz no fogo, vez ou outra vá lá dar uma olhadinha.
Quando estiver quase seco, vc vai perceber que se formam furos na superfície de onde borbulha um pouquinho de água. Nesse ponto seu arroz já estará quase pronto. Deixe mais 5 minutinhos e desligue a panela. Deixe tampado para terminar o cozimento, por volta de 8 a 10 minutos.

Dicas importantes:

  • não coloquem agua demais no arroz
  • cozinhem sempre em fogo baixo, lembre-se paciência ... paciência
  • não vá pra sala assistir TV, ou falar ao telefone, ou ver recadinhos nas redes sociais e esqueça o seu arroz lá cozinhando... pois ele irá queimar, eu te garanto.
  • não coloque sal demais no arroz, é melhor errar por menos do que salgar o prato, ai não tem conserto.
  • se quizer pode usar aqueles temperos prontos que vendem no mercado tipo o MEU ARROZ da Knnor, ele ajuda bastante quem está começando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário